sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Do ponto de vista...Cristianismo.

"O cristianismo é a história de como o Rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos chama a tomar parte numa grande campanha de sabotagem.
Quando você vai à igreja, na verdade vai receber os códigos secretos mandados pelos nossos amigos." (Cristianismo Puro e Simples - Clive Staples Lewis)


Talvez seja esse o artigo mais complexo de todos até aqui. Apesar de o cristianismo fazer parte da minha vida, em toda ela, estar intrinsecamente ligado a minha família e em toda a minha existência, não será simples, porque quero passar uma visão imparcial, simples e direta desta religião monoteísta que explica a origem do universo e tem como um dos momentos mais importantes o nascimento de um bebe judeo filho de um marceneiro numa estrebaria em Belém.

Cristão é todo aquele que segue a Cristo, Jesus Cristo, dai vem o termo Cristianismo. Temos no ocidente praticamente duas grandes fatias da religião: O Catolicismo e o Protestantismo (Evangélicos); Tanto os Católicos Apostólicos Romanos, quanto os Protestantes fazem parte do Cristianismo. Apesar da importância inegável do Catolicismo em nossa sociedade, meus esforços estarão concentrados no Protestantismo para definir o Cristianismo, lembrando que cada fatia tem seus respectivos pontos de vista sobre o Cristianismo. Ressalto também que este sítio é totalmente imparcial, portanto estão abertas as portas para alguém que, com seriedade, queira demonstrar o ponto de vista católico do cristianismo.

Tudo começou com Abraão saindo de sua terra natal e caminhando sem rumo, ou dirigido por Deus, em busca de uma terra prometida; Passando por séculos de escravidão no Egito e décadas perambulando pelo deserto o povo descendente de Abraão, já conhecido como povo de Israel, finalmente chega a "Terra prometida" e toma posse dela, um dos capítulos dessa conquista foi descrito aqui sob o "ponto de vista" deste que vos escreve no artigo "Ressonância". A partir deste momento a história do povo de Israel se desenvolve, como registrado na bíblia, ainda por séculos sob a Lei; A lei diz que para ser perdoado o pecado do homem haveria a necessidade de que sangue fosse derramado e por isso o povo fazia sacrifícios de animais. Mas houve um momento da história em que Jesus Cristo veio ao mundo como homem e derramou o sangue necessário para que todos os nossos pecados, passados e futuros, fossem devidamente perdoados, apagados e como diz a bíblia, lançados no profundo esquecimento. Talvez seja difícil entender a importância desse fato mas é bem mais simples do que parece: Deus criou-nos perfeitos, Nós pecamos, Deus não suporta o pecado, Jesus derramou seu sangue, Nosso pecado foi perdoado, Podemos nos relacionar com Deus. Basicamente é isso.

Outro ponto que gostaria de ressaltar, devido a grande repercussão que o assunto tem nos dias de hoje, é que muitas religiões, seitas e movimentos alternativos duvidam da Divindade de Jesus, essa é uma característica geralmente encontrada em religiões orientais e também muito discutida por Cientistas. Cientistas precisam descrever o mundo de forma lógica, portanto, tudo que é ilógico é desprezado pela ciência; Nada mais natural. Para ser Cristão é necessário aceitar a divindade de Jesus Cristo, caso contrário pode ser simplesmente um Religioso, aqueles que não são de fato cristãos não precisam aceitar, é uma questão de fé e fé é a certeza do que não se vê. Mas vamos extrapolar um pouco e tentar chegar, logicamente, a uma conclusão sobre a divindade de Jesus Cristo.

Existe um homem que diz ser o cristo aqui na terra hoje, Jesus foi precedido por muitas profecias a respeito de sua vinda, esse suposto cristo da atualidade diz que as profecias dizem respeito a ele e não a Jesus; Duas opções, acreditar nele ou chama-lo de louco. Apenas essas duas opções podem ser plausíveis, pois dizer que ele está, digamos, enganado ou equivocado não tem muito sentido; Eu não creio nele, Você crê? Eu creio em um Cristo Jesus que nasceu num passado remoto, 2000 anos aproximadamente, e que, analogamente, disse ser o filho de Deus, duas opções também: Crer nele ou chama-lo de louco. Louco, só pode ser louco alguém que anda por ai se dizendo filho de Deus, falando como se fosse o dono do mundo e o dono da verdade suprema, só um louco para dirigir-se a judeus e dizer-lhes que está revogando a lei; Portanto, dizer que Jesus foi simplesmente um homem bom, educado e que ajudava as pessoas é tanto louco quanto o é o homem que diz ser o cristo nos dias atuais. Importante, nós temos a certeza que ele foi, se assim não fosse a história não seria dividida em Antes de Cristo e Depois de Cristo, Deus, apenas aqueles que creem* nele podem ter a certeza que ele é, Louco, é obrigatoriamente a opção do restante dos mortais

Hoje vivemos a era da graça, temos ao nosso lado o sacrifício de Jesus que nos torna dignos do amor de Deus, temos a maravilhosa graça de conhecer esse amor. Nunca teremos todas as respostas, mas a Cruz vazia é o nossa referência e a fé nosso combustível.

"No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus." (João: 1.1)

*De acordo com as novas regras ortográficas, em vigor a partir de janeiro de 2009.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

"Eu creio em um Cristo Jesus que nasceu num passado remoto, 2000 anos aproximadamente, e que da mesma maneira disse ser o filho de Deus" Pois é Gigi, é nesse que eu creio! É sim uma insanidade sair por aí afirmando que é Jesus. E é provável que o próprio saiba que o que está fazendo é uma insanidade, porém, gosta disso.

Gostei do texto Gigi, ficou claro e nítido.
PS: Uma sugestão: Você podia criar uma postagem com o seu ponto de vista sobre o Ateísmo, seria legal! =)
Beijo

31 de janeiro de 2009 às 02:02  
Blogger Unknown disse...

uhmm...Ateismo é uma boa!
=D

bom que voce gostou;

1 de fevereiro de 2009 às 18:38  
Anonymous Anônimo disse...

Gustavo,
expor um conteúdo com imparcialidade é uma missão quase impossível quando este é a convicção que nos move e que norteia nossas atitudes.
Você conseguiu.
Parabéns.

=O*

2 de fevereiro de 2009 às 15:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Pesquisa personalizada