quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Do ponto de vista...Capitalismo.

A experiência de escrever um blog tem se tornado, experimentalmente, algo assaz emocionante; Eu nunca fui destro pra redigir nem mesmo cartinhas românticas, quiçá escrever um blog, e digo mais, um blog cujo intuito principal é tentar, humildemente, fazer de você, leitor, um questionador e não apenas um pensador; Este blog não existe para responder as perguntas que afligem a humanidade, mas ele existe para fazer mais perguntas, obviamente, perguntas que sejam pertinentes, inclusive e principalmente aquelas perguntas que todos evitam fazer.

Deixemos um pouco de lado a ciência enquanto física e engenharia e discutiremos um assunto tanto quanto complexo e na minha opinião, tanto mais importante, porque diz respeito diretamente as nossas vidas.

Recentemente, eu estava em casa e por varias vezes ouvi um anuncio na TV, não sei a emissora e nem o programa, de fato me chamou a atenção, entretanto não me detive em saber de que programa se tratava, um anuncio que dizia:"Escreva para nós: Por que você merece uma TV de 52 polegadas, a melhor resposta será premiada". Então fiquei pensando: "Porque eu preciso de uma TV de 52 polegadas". Obviamente cheguei a conclusão que eu Não preciso de uma TV de 52 polegadas, primeiro que: ela nem cabe na minha sala e segundo que: a minha de 20 polegadas e 4 anos de idade ainda é suficiente e funciona perfeitamente.

Além desse episódio da TV de 52" fiquei pensando sobre algumas coisas...hoje o capitalismo é o sistema político, econômico e social que comanda o mundo praticamente, um sistema onde cada individuo é capaz de trabalhar e acumular capital para si, Teoricamente. Aprendi um pouco sobre capitalismo esses dias e entendi como a coisa funciona basicamente, na verdade os que defendem o capitalismo dizem que é um sistema funcional justamente por que ele estimula as pessoas em busca de seus desejos ou necessidades a trabalharem no sentido de acumular capital para que seja usado como moeda de troca a fim de adquirir os produtos e serviços desejados.

Bom, eu não possuo gabarito para criticar esse sistema, mas, como cidadão, posso dizer que o que ele tem gerado com essa ideologia utópica é que cada vez mais os recursos naturais estão faltando na natureza e sobrando nas nossas prateleiras. Hoje somos dominados pelos meios de comunicação para que estejamos sempre comprando e comprando, estamos bem de economia: "Não deixei de comprar, para que a economia não definhe", Estamos mal de economia: "Não deixem de comprar para que saiamos dessa crise". Não sou simpático a idéias nostálgicas de que antigamente todas as coisas eram melhores que agora, não, não faço parte disso, aceito que muita coisa tem melhorado e que não há possibilidade de compararmos culturalmente as pessoas de hoje com as pessoas de 20 anos atrás. Mas de uma coisa eu tenho certeza: O forno de microondas que minha mãe ganhou de casamento e nós utilizamos ele aqui em casa todos os dias nos últimos, digamos, 25 anos ainda existe e funciona perfeitamente. Quanto tempo dura um desses recentes? Provavelmente eles até durem o mesmo, mas temos que movimentar a economia, temos que estar na moda, temos que comprar o que aparece na novela das 8 horas, e depois? Depois, jogamos o velho fora, fora de casa, porque ele continua por ai e muito pior que faltar na natureza e sobrar na prateleira e faltar na natureza a sobrar no lixão.

Chegamos ao ponto...Estamos destruindo nosso planeta, e não estamos preocupados com isso, por mais que entidades e movimentos alternativos tentem chamar a atenção da população e todo mundo se sinta sensibilizado quanto a isso, não fazemos nada para mudar essa realidade. As montadoras continuam a todo vapor fabricando milhares de carros todos os dias, as indústrias continuam diminuindo levemente as emissões de gases prejudiciais numa escala tão insignificante que dentro de 50 anos ainda seremos vitimas do mesmo caos.

Não sou um revolucionário que quer mudar o mundo, deixando de pertencer ao sistema e se fazendo de doido. Mas eu sou um Cristão e acredito que amar o próximo também significa cuidar do planeta em que vivemos para que nosso próximo tenha a possibilidade de desfrutar de toda a beleza que existe por aqui.

Infelizmente, estou trazendo esse assunto a pauta mas não tenho como responder essa questão, não existe uma forma prática de programar a humanidade toda para, de uma hora pra outra, mudar radicalmente sua forma de viver para darmos um "Fôlego" ao nosso planeta...

O que fazer então?
Coleta seletiva?
Não utilizar sacolas plásticas?
Recolher de forma correta pilhas, baterias e afins?
Doar parte dos diversos sapatos da prateleira?
Deixar de comprar coisas banais e insignificantes?

Cada um de nós esta inserido numa parte da nossa sociedade, futuros: Engenheiros, Médicos, Dentistas, Professores, Físicos, Políticos, Comerciantes, Diretores de Empresas...Etc; Devemos encontrar em nossas áreas de atuação uma forma de ajudar.

;)

3 Comentários:

Blogger Calebe Ribeiro disse...

Pior que tudo isso, é quando o cristianismo que é o antitodo para esse sistema destruidor é subvertido por capitalistas que se dizem cristãos mas na verdade não passam de capitalistas pagãos.
Concordo com seu apelo de reflexão e prática urgentes para nossa sociedade.

6 de janeiro de 2009 às 22:34  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente, é difícil mudar. Se mudar dependesse só do pensamento, não teríamos esse problema Gigi... Porém, não é assim, e deveríamos ter a tão falada força de vontade, que poucas pessoas tem. Poucas pessoas tem o hábito de levar uma sacola reutilável ao mercado (eu não sou uma delas)... Pouquíssimas pessoas abrem mão de comprar uma TV de última geração, pensando no fim que terá a TV velha (nem tão velha assim, mas fora dos padrões de beleza). E infelizmente somos assim... Mas não quero e não vou me contentar com isso jamais. Como mudar de uma vez não é fácil, vou melhorando meu comportamento diante do planeta aos poucos..

8 de janeiro de 2009 às 00:41  
Blogger Unknown disse...

Nana, muito bom seu comentário!! Diríamos que ficou melhor que meu artigo.

Você é bem-vinda sempre! =D

8 de janeiro de 2009 às 00:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Pesquisa personalizada